DOAÇÕES



 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

36- BÊNÇÃO OU A MALDIÇÃO? VOCÊ ESCOLHE. SEGUNDA ÁS 19H 15-05-2023

BÊNÇÃO OU A MALDIÇÃO? VOCÊ ESCOLHE. 

 

DEUTERONÔMIO 11

 1. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, os seus estatutos, os seus preceitos e os seus mandamentos, por todos os dias.

2. Considerai hoje (pois não falo com vossos filhos, que não conheceram, nem viram) a instrução do Senhor vosso Deus, a sua grandeza, a sua mão forte, e o seu braço estendido;

3. os seus sinais, as suas obras, que fez no meio do Egito a Faraó, rei do Egito, e a toda a sua terra;

4. o que fez ao exército dos egípcios, aos seus cavalos e aos seus carros; como fez passar sobre eles as águas do Mar Vermelho, quando vos perseguiam, e como o Senhor os destruiu até o dia de hoje;

5. o que vos fez no deserto, até chegardes a este lugar;

6. e o que fez a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, filho de Rúben; como a terra abriu a sua boca e os tragou com as suas casas e as suas tendas, e bem assim todo ser vivente que lhes pertencia, no meio de todo o Israel;

7. porquanto os vossos olhos são os que viram todas as grandes obras que fez o Senhor.

8. Guardareis, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes, e entreis, e ocupeis a terra a que estais passando para a possuirdes;

9. e para que prolongueis os dias nessa terra que o Senhor, com juramento, prometeu dar a vossos pais e à sua descendência, terra que mana leite e mel.

10. Pois a terra na qual estais entrando para a possuirdes não é como a terra do Egito, de onde saístes, em que semeáveis a vossa semente, e a regáveis com o vosso pé, como a uma horta;

11. mas a terra a que estais passando para a possuirdes é terra de montes e de vales; da chuva do céu bebe as águas;

12. terra de que o Senhor teu Deus toma cuidado; os olhos do Senhor teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até o fim do ano.

13. E há de ser que, se diligentemente obedeceres a meus mandamentos que eu hoje te ordeno, de amar ao Senhor teu Deus, e de o servir de todo o teu coração e de toda a tua alma,

14. darei a chuva da tua terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhas o teu grão, o teu mosto e o teu azeite;

15. e darei erva no teu campo para o teu gado, e comerás e fartar-te-ás.


16. Guardai-vos para que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e os adoreis;

17. e a ira do Senhor se acenda contra vós, e feche ele o céu, e não caia chuva, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá.

18. Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atá-las-eis por sinal na vossa mão, e elas vos serão por frontais entre os vossos olhos;

19. e ensiná-las-eis a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos;

20. e escrevê-las-eis nos umbrais de vossas casas, e nas vossas portas;

21. para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor, com juramento, prometeu dar a vossos pais, enquanto o céu cobrir a terra.

22. Porque, se diligentemente guardardes todos estes mandamentos que eu vos ordeno, se amardes ao Senhor vosso Deus, e andardes em todos os seus caminhos, e a ele vos apegardes,

23. também o Senhor lançará fora de diante de vós todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós.

24. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; o vosso termo se estenderá do deserto ao Líbano, e do rio, o rio Eufrates, até o mar ocidental.

25. Ninguém vos poderá resistir; o Senhor vosso Deus porá o medo e o terror de vós sobre toda a terra que pisardes, assim como vos disse.

26. Vede que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição:

27. A bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu hoje vos ordeno;

28. porém a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que eu hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que nunca conhecestes.

29. Ora, quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra a que vais para possuí-la, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal.

30. Porventura não estão eles além do Jordão, atrás do caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na Arabá defronte de Gilgal, junto aos carvalhos de Moré?

31. Porque estais a passar o Jordão para entrardes a possuir a terra que o Senhor vosso Deus vos dá; e a possuireis, e nela habitareis.

32. Tende, pois, cuidado em observar todos os estatutos e os preceitos que eu hoje vos proponho.

Uma maldição é uma coisa muito séria. A maldição invoca uma calamidade sobre alguém. Não devemos amaldiçoar outras pessoas por vingança nem ódio. A Bíblia diz que devemos abençoar quem nos amaldiçoa.

O pecado traz maldição. Quando Deus amaldiçoa, vem o castigo. Mas Jesus levou a maldição do pecado na cruz. Agora quem é salvo está livre da maldição.Maldição na Bíblia
"Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição. Vocês terão bênção se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje estou dando a vocês; mas terão maldição se desobedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e se afastarem do caminho que hoje ordeno a vocês, para seguir deuses desconhecidos. 

Já os que se apoiam na prática da Lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: "Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei".Gálatas 3:10

Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro". Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.Gálatas 3:13-14
"Se um homem culpado de um crime que merece a morte for morto e pendurado num madeiro, não deixem o corpo no madeiro durante a noite. Enterrem-no naquele mesmo dia, porque qualquer que for pendurado num madeiro está debaixo da maldição de Deus. Não contaminem a terra que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês por herança.Deuteronômio 21:22-23
"Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele dará a vocês muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó".Deuteronômio 30:19-20
Como o pardal que voa em fuga,e a andorinha que esvoaça veloz,assim a maldição sem motivo justonão pega.Provérbios 26:2
Quando Balaque, rei de Moabe, filho de Zipor, se preparava para lutar contra Israel, mandou buscar Balaão, filho de Beor, para lançar maldição sobre vocês. Mas eu não quis ouvir Balaão, de modo que ele os abençoou vez após vez, e eu os livrei das mãos dele.Josué 24:9-10
Ele gostava de amaldiçoar:venha sobre ele a maldição!Não tinha prazer em abençoar:afaste-se dele a bênção!Salmos 109:17
Como posso amaldiçoara quem Deus não amaldiçoou?Como posso pronunciar ameaçascontra quem o Senhor não quis ameaçar?Números 23:8
A maldição do Senhorestá sobre a casa dos ímpios,mas ele abençoa o lar dos justos.Provérbios 3:33
Quando o Senhor não pôde mais suportar as impiedades e as práticas repugnantes de vocês, a terra de vocês ficou devastada e desolada, tornou-se objeto de maldição e ficou desabitada, como se vê no dia de hoje.Jeremias 44:22
Com a língua bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!Tiago 3:9-10

Diga aos israelitas: Se alguém amaldiçoar seu Deus, será responsável pelo seu pecado; quem blasfemar o nome do Senhor terá que ser executado. A comunidade toda o apedrejará. Seja estrangeiro seja natural da terra, se blasfemar o Nome, terá que ser morto.Levítico 24:15-16
Se alguém amaldiçoar seu pai ou sua mãe,a luz de sua vida se extinguirána mais profunda escuridão.Provérbios 20:20

Disse o Senhor: "O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando. Agora amaldiçoado é você pela terra, que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão. Quan­do você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Vo­cê será um fugitivo errante pelo mundo".Gênesis 4:10-12
E ao homem declarou:"Visto que você deu ouvidos à sua mulhere comeu do fruto da árvoreda qual ordenei a vocêque não comesse,maldita é a terra por sua causa;com sofrimento vocêse alimentará delatodos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas,e você terá que alimentar-sedas plantas do campo. Com o suor do seu rostovocê comerá o seu pão,até que volte à terra,visto que dela foi tirado;porque você é pó,e ao pó voltará".Gênesis 3:17-19

Mas a terra que produz espinhos e ervas daninhas, é inútil e logo será amaldiçoada. Seu fim é ser queimada.Hebreus 6:8
Por isso, eu afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: "Jesus seja amaldiçoado"; e ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo.1 Coríntios 12:3

Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado!Gálatas 1:8
"Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.Lucas 6:27-28

Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem.Romanos 12:14
Deus abençoa quem o ama. Ele cuida de nós em todos os momentos de nossa vida. Quem obedece a Deus é abençoado e terá a maior bênção de todas: a vida eterna.

Deus também nos chama para abençoar outras pessoas. Quem abençoa alguém deseja seu bem. Devemos abençoar até nossos inimigos! Podemos abençoar outras pessoas de muitas maneiras: com palavras boas, ajudando nas necessidades, sendo amigo... Mas a maior bênção que podemos oferecer é o conhecimento de Jesus Cristo.
Bênção na Bíblia

"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti
e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto
e te dê paz.
Números 6:24-26


"Mas bendito é o homem
cuja confiança está no Senhor,
cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore
plantada junto às águas
e que estende as suas raízes
para o ribeiro.
Ela não temerá quando chegar o calor,
porque as suas folhas
estão sempre verdes;
não ficará ansiosa no ano da seca
nem deixará de dar fruto".
Jeremias 17:7-8

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.
Jeremias 29:11


Pres­tem culto ao Senhor, o Deus de vocês, e ele os aben­çoará, dando a vocês alimento e água. Tirarei a doença do meio de vocês.
Êxodo 23:25

Consagre ao Senhor
tudo o que você faz,
e os seus planos serão bem-sucedidos.
Provérbios 16:3

O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.
Filipenses 4:19


Pois hoje ordeno a vocês que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.
Deuteronômio 30:16
Provem e vejam como o Senhor é bom.
Como é feliz o homem que nele se refugia!
Salmos 34:8


Como é grande a tua bondade,
que reservaste para aqueles que te temem,
e que, à vista dos homens,
concedes àqueles que se refugiam em ti!
Salmos 31:19

"Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.
Lucas 6:27-28

Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.
1 Pedro 3:9

O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar
e me conduz a águas tranquilas;
Salmos 23:1-2

Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.
Malaquias 3:10


Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Gálatas 5:22-23

Por isso jejuamos e suplicamos essa bênção ao nosso Deus, e ele nos atendeu.
Esdras 8:23


Que o Senhor te responda
no tempo da angústia;
o nome do Deus de Jacó te proteja! Do santuário te envie auxílio
e de Sião te dê apoio. Lembre-se de todas as tuas ofertas
e aceite os teus holocaustos. Conceda-te o desejo do teu coração
e leve a efeito todos os teus planos.
Salmos 20:1-4
Do Senhor vem o livramento.
A tua bênção está sobre o teu povo.
Salmos 3:8


O Senhor dá força ao seu povo;
o Senhor dá a seu povo a bênção da paz.
Salmos 29:11

A bênção do Senhor traz riqueza
e não inclui dor alguma.
Provérbios 10:22





















Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.




        Sabedoria Financeira: 7 princípios bíblicos para alcançar uma vida próspera

Você pode estar se questionando: será que a Bíblia tem mesmo o que ensinar sobre dinheiro?

. Uma pesquisa feita pelo escritor americano Howard Dayton, revelou que existem mais de 2350 versículos falando sobre dinheiro, finanças e riqueza na Bíblia. Já no livro de Provérbios, foco do nosso artigo, são mais de 100 passagens sobre esse tema.

O livro de Provérbios foi escrito por Salomão, filho de Davi, rei de Israel, por volta de 900 AC. O tema central do livro é sobre ter uma vida sábia. E para lidar com dinheiro, nada melhor do que buscar a sabedoria. Por isso separei 7 princípios bíblicos para ter uma vida financeira próspera.




blogs