DOAÇÕES



 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

45- A VAIDADE DAS RIQUEZAS SEGUNDA ÁS 19H 28-08-2023

Eclesiastes 5 - Bíblia Sagrada: Versão Fácil de Ler

Inutilidade das riquezas

8 Quando você perceber que numa província há opressão contra os pobres, que reina a injustiça e o direito lhes é negado, não se surpreenda. Isso acontece porque um alto oficial é protegido por outro mais elevado e ambos são protegidos por outros superiores.

 

9 Até o rei obtém a sua parte no lucro: a riqueza de um país é dividida entre eles.


10 Quem ama o dinheiro nunca se satisfaz com o que tem, sempre quer mais e mais. Isso também é ilusório.


11 Quanto mais riqueza se tem, mais gastos há. A única coisa que se ganha em ter riquezas é contemplá-las.


12 O trabalhador chega em casa e dorme em paz, tenha pouco ou muito que comer; mas o rico não pode dormir porque a sua riqueza lhe traz muitas preocupações.


13 Há uma coisa muito triste que vi acontecer aqui, “debaixo do sol”: há pessoas que acumulam riquezas em prejuízo próprio,


14 pois ao fazer um mal negócio, perde tudo e não fica nada para deixar para os seus filhos.


15 Nada trouxemos ao nascer e nada levaremos conosco ao morrer. O povo trabalha duro para conseguir coisas, mas quando morre não pode levar nada.


16 Isso é muito triste, a pessoa parte do mundo da mesma forma em que chegou. Então, o que obtém da sua tentativa de segurar o vento?


17 Só consegue dias cheios de tristeza e dor. No final, fica frustrado, doente e irritado.

18 Vi que isto é o melhor que pode ser feito: comer, beber e desfrutar do nosso trabalho durante o número de dias determinado para a nossa existência nesta terra. Deus nos concede a vida com um número de dias determinado e isso é tudo o que temos.


19 Se Deus dá a alguém riqueza, propriedades e a capacidade de desfrutar delas, é necessário aproveitar, aceitar o que Deus dá como presente, o fruto do nosso trabalho.


20 Deus manterá a cada um ocupado no que gosta de fazer para que assim ninguém fique pensando muito no número de dias que tem.

Eclesiastes 2 - Bíblia Sagrada: Versão Fácil de Ler

A sabedoria pode ser a resposta.

12 Depois considerei novamente a sabedoria, as tolices e loucuras. Que mais pode fazer o sucessor de um rei a não ser o que já foi feito antes?


13 Vi que a sabedoria é melhor do que a tolice, assim como a luz é melhor do que a escuridão.


14 O sábio pode ver por onde ele vai. Mas o tolo é como quem caminha na escuridão. Mesmo assim, também percebi que o destino final do tolo e do sábio é o mesmo.


15 Então pensei: “Se o destino final do louco é igual ao meu, de que me serve a sabedoria? Que vantagem a mais obtive com me esforçar tanto para ser sábio?” Percebi que isso também não faz sentido.

16 Tanto o sábio como o tolo vão morrer e ninguém se lembrará de nenhum deles por muito tempo. O povo irá se esquecer de tudo o que fizeram. Como dói saber que a morte atinge tanto ao sábio como ao tolo!


17 Isso me fez odiar a vida, me entristeceu muito pensar que tudo o que é feito aqui, “debaixo do sol”, é ilusório. É como tratar de segurar o vento.

18 Odiei todo o trabalho que tinha feito “debaixo do sol” pois ao final teria que deixar tudo isso ao meu sucessor.


19 E pensei: “Quem sabe se ele vai ser um sábio ou um tolo? E será dono de tudo o que consegui com tanto trabalho e sabedoria. Isso também não faz sentido”.


20 Portanto me deprimi muito ao pensar em todo o trabalho que tinha feito “debaixo do sol”:

21 após ter trabalhado com sabedoria, entendimento e dedicação, teria que deixar tudo o que consegui daquele trabalho a outra pessoa, que não trabalhou nada para conseguir isso. Isso não é justo e não faz sentido.


22 O que resta ao ser humano depois de tanto trabalhar e lutar aqui, “debaixo do sol”?

23 Toda a sua vida está cheia de sofrimento, frustrações e trabalho duro. Nem sequer de noite descansa a sua mente. Isso também não faz sentido.


24 O melhor que a pessoa pode fazer é comer, beber e desfrutar do trabalho que ela faz. Também vi que isto vem de Deus.


25 Há alguém que tenha tratado de desfrutar da vida mais do que eu o fiz? 

26 Todavia, Deus dá sabedoria, entendimento e alegria a quem ele aprova. Mas, ao pecador, Deus o faz trabalhar para que junte e acumule riquezas para depois irem parar nas mãos da pessoa em quem Deus se agrada. Por isso acumular riquezas também é ilusório: é como tratar de segurar o vento.


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.




        Sabedoria Financeira: 7 princípios bíblicos para alcançar uma vida próspera

Você pode estar se questionando: será que a Bíblia tem mesmo o que ensinar sobre dinheiro?

. Uma pesquisa feita pelo escritor americano Howard Dayton, revelou que existem mais de 2350 versículos falando sobre dinheiro, finanças e riqueza na Bíblia. Já no livro de Provérbios, foco do nosso artigo, são mais de 100 passagens sobre esse tema.

O livro de Provérbios foi escrito por Salomão, filho de Davi, rei de Israel, por volta de 900 AC. O tema central do livro é sobre ter uma vida sábia. E para lidar com dinheiro, nada melhor do que buscar a sabedoria. Por isso separei 7 princípios bíblicos para ter uma vida financeira próspera.




blogs