"Quando você reconhece o valor que tem, você não é mais escravo de ninguém"
Introdução:
A Bíblia nos ensina que Deus nos criou com um propósito que cada ser humano tem valor diante d'Ele. Quando reconhecemos esse valor, passamos a viver segundo a nossa identidade em Cristo, e não mais como escravos das circunstâncias, do medo ou das opiniões alheias.
1. O Reconhecimento do Valor em Cristo
- Efésios 2:10 – “Porque somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”
- Quando entendemos que fomos criados por Deus e que Ele tem um plano para nossas vidas, começamos a ver nosso valor não pelo que o mundo diz, mas pelo que Deus fala sobre nós. Somos "feitura de Deus", criados com um propósito e valor incomparável.
- 1 Pedro 2:9 – “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
- Deus nos escolheu e nos chamou para sermos Seus filhos, um povo especial, com valor eterno. Quando reconhecemos isso, nossa identidade muda, e o medo e a opressão não têm mais poder sobre nós.
2. Libertação da Escravidão do Mundo
- João 8:36 – “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”
- Jesus veio para nos libertar do pecado e das correntes que nos prendem. Quando reconhecemos nosso valor em Cristo, entendemos que não precisamos mais ser escravos dos sistemas deste mundo, das opiniões das pessoas ou dos nossos próprios medos e falhas.
- Gálatas 5:1 – “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Estai, pois, firmes e não vos submeteis novamente a um jugo de escravidão.”
- A liberdade em Cristo é uma dádiva preciosa. Quando entendemos quem somos em Cristo, podemos viver livres das amarras da escravidão espiritual, emocional e mental. A escravidão do pecado e das limitações humanas não tem mais controle sobre nós.
3. Transformação Através do Reconhecimento de Nosso Valor
- Romanos 8:15 – “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes outra vez atemorizados; mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!”
- O reconhecimento do nosso valor em Cristo nos transforma. Passamos de escravos do medo, do pecado e da insegurança, para filhos amados de Deus, com plena confiança em Sua paternidade.
- 2 Coríntios 5:17 – “E, assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
- Quando compreendemos o valor que temos em Cristo, uma transformação radical ocorre em nossas vidas. As velhas atitudes e identidades erradas são substituídas por uma nova vida em Cristo, onde somos livres para viver conforme o propósito de Deus.
4. Reconhecendo o Valor em Todos os Aspectos da Vida
- Filipenses 4:13 – “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”
- Quando reconhecemos nosso valor em Cristo, também reconhecemos que temos o poder e a força para superar qualquer desafio. Não somos mais escravos das dificuldades ou limitações, pois a força de Cristo nos capacita.
- Isaías 43:4 – “Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amo, darei homens por ti, e povos pela tua vida.”
- Deus te vê como precioso, digno de honra. Quando reconhecemos o valor que temos aos olhos de Deus, entendemos que não precisamos buscar aprovação em lugares ou pessoas que nos escravizam. O valor que Deus nos dá é suficiente para vivermos com confiança e liberdade.
Conclusão:
Quando reconhecemos o valor que temos em Cristo, passamos a viver em liberdade. Não somos mais escravos de nossos medos, do pecado ou das circunstâncias da vida.
Somos filhos amados de Deus, com um propósito e um valor que não podem ser definidos pelas opiniões dos outros ou pelas dificuldades que enfrentamos. Ao entender quem somos em Cristo, somos libertos para viver de maneira plena e para cumprir o propósito que Deus tem para nossas vidas.
Reflexão:
- Como você tem se visto? Você reconhece o valor que tem aos olhos de Deus?
- Quais áreas da sua vida precisam ser libertas para que você viva de acordo com a sua identidade em Cristo?
Que possamos viver com confiança e liberdade, sabendo que fomos criados com um grande valor e com um propósito eterno. Amém.